terça-feira, 1 de maio de 2012

Resex do Cassurubá constrói regras para Acordo de Pesca




Durante o mês de Abril foram realizados encontros para criar o Acordo de Pesca na Reserva Extrativista do Cassurubá. O objetivo era construir as regras da pesca junto com os pescadores, que são os principais conhecedores e envolvidos com a questão. Estas normas são necessárias para se evitar que ocorram conflitos entre os pescadores e também pensando em diminuir ou mesmo banir atividades que comprometem a disponibilidade de pescado (peixe e camarão) na região, no futuro.
Na primeira fase, foram realizadas rodas de conversa com cada grupo de pescador separadamente (Caravelas, Nova Viçosa, Alcobaça e Barra Velha). Neste momento foram feitas atividades visando conhecer a pesca em cada localidade. Dificuldades e problemas foram levantados e foram propostas possíveis soluções.
Na assembleia final, pescadores das quatro localidades foram reunidos para debater regras. Os problemas surgidos nas oficinas individuais foram apresentados e debatidos. Agora o acordo deve passar pelo Conselho Deliberativo da Resex do Cassurubá, que encaminhará para a análise da Coordenação em Brasília, e caso não tenha nada que fere a legislação, será publicado e valerá como norma na região.

FONTE: Jornal O Samburá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário